História do Parque

Imagem de um campo verde com árvores
1976

Um proprietário adquiriu 1/3 do terreno e o restante pertencia a Ligth (Antiga empresa de Energia).

O terreno possuía aproximadamente 994 mil metros quadrados.

1990

O Parque dos búfalos como conhecemos hoje, era uma fazenda ilegal de búfalos, onde os animais eram alimentados, foi considerada uma propriedade rural até meados de 1998. O parque dos Búfalos também foi chamado de sítio Bakunin.

O parque denominado “Parque dos Búfalos” foi desmatado e tiveram várias atividades ilegais que aconteceram em sua extensão, como crimes de queimadas, extração de minérios e desmatamento.

Importante observar que a Lei que obriga tanto o estado como os “proprietários de terras”, assegurar e potencializar a função da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings, como produtora de água para a região Metropolitana de São Paulo.

2012

Foi criado um decreto do antigo prefeito Gilberto Kassab, como área de utilidade pública.

O parque sofreu invasões e mobilizou moradores da vizinhança em obras de conservação.

2013

O Então prefeito Fernando Haddad revogou uma importante medida para a população do Jardim Apurá: o decreto de utilidade pública de uma área de 994 mil metros quadrados nas margens da Represa Billings que era utilizada a mais de 40 anos com área de lazer.

Com a revogação, Haddad abriu espaço para a especulação imobiliária para construir 14 condomínios com 3800 apartamentos, retirando de milhares de pessoas um espaço de lazer e gerando um agrupamento populacional numa área de mata Atlântica com fartos recursos hídricos, incluindo 8 nascentes.

2014

Foi identificado um exemplar de Pau Brasil, pelos moradores, cuja a queda se deu em novembro de 2014.

2015

Em agosto de 2015, o Tribunal de Justiça de São Paulo, autorizou a construção do conjunto habitacional nomeado Residencial Espanha.

O início das obras estava previsto para janeiro de 2016, quando um grupo de local e o Ministério Público foram a justiça questionando a ocupação da área e uma liminar determinou a suspensão.

Entretanto, a área é demarcada como zona especial de interesse social (ZEIS) 4 - categoria defendida pela existência de terrenos ociosos, que pode ser destinado a produção de habitação de interesse social (HIS) as famílias que vivem em áreas de risco ou preservação ambiental. Então o projeto foi aprovado por todas as instancias municipais e estaduais e respeita as leis ambientais.

Em 2015 após um decreto da prefeitura - criou o parque municipal do Jardim Apurá - “Parque dos Búfalos”. Porém o local sem iluminação ou equipamentos de lazer.

2016

Em Janeiro, o decreto assinado pelo prefeito Fernando Haddad (PT), permitiu a construção de prédios de 8 andares em zonas de preservação ambiental.

2019

Em setembro do ano de 2019 o então prefeito Bruno Covas fez a entrega de 3.860 apartamentos distribuídos em 14 condomínios e 193 blocos no Residencial Espanha, Jardim Apurá.

2025

Treze anos após ser criado, o “Parque dos Búfalos” — Núcleo Pilão, foi inaugurado dia 14/02/2025 pela prefeitura. O parque é o 118° da cidade. O atual prefeito Ricardo Nunes afirmou que foram removidas aproximadamente 500 famílias que moravam irregularmente.